Kant e sua Obra
Devido o homem ser o próprio culpado dessa menoridade, a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outras pessoas. Kant usa o termo “Sapere aude!” que em português significa “ouse saber!”, afirmando que todo indivíduo vive uma situação de menoridade em algum momento ou fase de sua vida, isso pode ocorrer tanto por comodismo, como por oportunismo, bem como medo ou preguiça. Mas o que não pode acontecer é o indivíduo permanecer na menoridade a vida toda.
O processo para se sair desse estado de minoridade está no autocontrole e na liberdade que cada indivíduo deve cultivar. Para Kant é preciso descobrir quais são os nossos limites e possibilidades em relação ao conhecimento. Portanto, cabe a pergunta: o que podemos conhecer? Qual o limite de nosso conhecimento? Para Kant, é preciso esforço para pensar por conta própria, ou seja, ser livre. Pois se entende que para ele o entendimento exige liberdade, e que se o homem não for livre, não pode ser nem autônomo e independente.
Segundo Kant, o homem é um ser moral, daí que deve ser responsável e, portanto, livre. Pois à medida que ele assume seu compromisso e responsabilidade, é de fato livre, portanto, moral. Desta forma, o que ele faz, já não é conforme o dever, pois se assim fosse estaria sendo condicionado, dependente dos outros, mas o faz por puro dever, por ser livre, independente,