Coerência textual
Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente.
Outros dois conceitos importantes para a construção da coerência textual são a CONTINUIDADE TEMÁTICA e a PROGRESSÃO SEMÂNTICA.
Há quebra de continuidade temática quando não se faz a correlação entre umas e outras partes do texto (quebrando também a coesão). A sensação é que se mudou o assunto (tema) sem avisar ao leitor.
Já a quebra da progressão semântica acontece quando não há a introdução de novas informações para dar sequência a um todo significativo (que é o texto). A sensação do leitor é que o texto é demasiadamente prolixo, e que não chega ao ponto que interessa ao objetivo final da mensagem.
Em resumo, podemos dizer que a coesão trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A coerência, por sua vez, é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.
Vale salientar também que há muito para se estudar sobre coerência e coesão textuais, e que cada um dos conceitos apresentados acima possa e deve ser mais bem investigados para serem mais bem compreendidos.
A textualidade encontrar-se diante de um espaço, o qual lhe permitirá estabelecer um pouco mais de familiaridade com os requisitos promulgados pela linguagem escrita, é, sobretudo, priorizar e conscientizar-se de que determinadas habilidades são mesmo indispensáveis.
Assim, procurando nos subsidiar cada vez mais em tais princípios, preparamos esta seção, com a qual você passará a se interagir de forma mais direta com as elucidações aqui firmadas, todas atendendo a um só intuito: o de fazer com que você aprimore tais competências. Competências estas norteadas pelo fato de que as