programa de treinamento
DISTRIBUIÇÃO
Isabel Rodrigues
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Constituído das organizações responsáveis por levar bens e serviços do produtor até seus usuários finais.
Alguns canais de distribuição podem ser compostos apenas de um produtor, enquanto outros envolvem o produtor ou mais revendedores (atacadistas e varejistas). Os varejistas podem ser classificados como: varejistas de loja, sem loja e organizações de varejo.
CANAIS COMUNS PARA BENS DE
CONSUMO
Canal
Direto
Produtor
Consumidores
Canais
Indiretos
Produtos
Produtor
Produtor
Varejista
Atacadista
Agente
Consumidores
Varejista
Atacadistas
Consumidores
Varejistas Consumidores
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Varejistas de loja: supermercados, lojas de conveniência, off-price (de liquidação), etc.
Varejo sem loja: venda direta (porta a porta), reuniões domiciliares, etc.
Organizações de varejo: cooperativas de varejo/consumidores, franquias, etc.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Tanto os varejistas como fabricantes devem preparar planos de marketing que incluam decisões sobre mercados-alvo, variedade de produtos e serviços, ambiente da loja, preço, promoção e localização.
Devem se preparar para o aumento da competição em função de novas tendências: diminuição dos ciclos de vida do varejo, novas formas de varejo, aumento da competição, novas tecnologias, etc.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Atacado: inclui todas as atividades relacionadas com a venda de bens e serviços para aqueles que compram para revenda ou uso comercial.
Funções: vendas e promoção, compras e formação de sortimento, armazenagem, transporte , financiamento, administração de riscos, informações de mercado, consultoria, etc.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Varejistas(classificação): Atacadistas pague-e-leve, intermediários, abastecedores, cooperativas de produtores, de mala direta, corretores e agentes, filiais e