ERP - Casos de Sucesso x Casos de Insucesso
FACULDADE DE EXATAS E TECNOLOGIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
DANIEL DE LIMA BRAZÃO
PESQUISA DE IMPLANTAÇÃO DE ERP: CASO DE SUCESSO
X CASO DE INSUCESSO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
ERP
A Implantação de um Sistema ERP nas empresas passa por diversas etapas antes mesmo da escolha do fornecedor do software, sendo que o primeiro passo é a identificação do momento certo e os benefícios da adesão ao Sistema Integrado de
Gestão Empresarial. É preciso levar em conta diversos fatores internos sobre a empresa, bem como analisar as vantagens que o software pode trazer de fato para a organização. Para sabermos se a empresa apresenta necessidade de implantação de um ERP levamos em conta alguns fatores importantes, são eles:
A informação: Como ela chega para todas as áreas? Todos têm ela quando precisam?
O financeiro: O que tenho exatamente a receber e a pagar hoje, a curto, médio e longo prazos? Consigo planejar as compras, vendas, recebimento e pagamentos?
A qualidade: Qual é o tempo total gasto no ciclo venda, produção, entrega e recebimento?
O controle: Qual é o meu estoque de produtos? Quais produtos ou serviços são rentáveis? Qual é o meu custo?
O Custo-Benefício: Para decidir se vale a pena implantar um sistema integrado de gestão empresarial, basta analisar o custo-benefício: Quanto dinheiro estou perdendo x Quanto dinheiro há disponível para investir na melhoria dos processos? Quanto dinheiro vou economizar e ganhar com melhoria na gestão e qualidade no atendimento aos clientes?
Além
deste
fatores
levamos
em
consideração
Implementação de um ERP, onde devemos ter:
também
a
Metodologia
de
O levantamento das necessidades da empresa, o planejamento da implementação, a analise dos processos, treinamento, parametrização do sistema, desenvolvimento de soluções especificas, acompanhamento e validação.
Os pontos acima são os principais