SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E APOIO À GESTÃO Riscos associados à implementação de um sistema ERP
Introdução 2
O que é um ERP 2
Objetivo do ERP 2
Vantagens / Desvantagens 3
Como implementar um sistema ERP 3
Riscos associados a um sistema ERP 4
Quais as razões do insucesso 5
Caso de Estudo - Foxmeyer 7
Conclusão 8
Introdução
Em todos os momentos, as Organizações visam a maximização do lucro. Este objetivo maior é conseguido através da redução de custos e diferenciação de produtos originando vantagens competitivas. Com a “aproximação” da tecnologia às atividades empresariais, em meados dos anos 90 começam a surgir as primeiras soluções de sistemas integrados de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP).
Por conseguinte, os gestores começam a direcionar os seus investimentos para a utilização de tecnologia de informação por forma a melhorar a eficiência dos processos.
A implementação dos sistemas ERP revelou-se mais do que um projeto de tecnologia, envolvendo mudanças estruturais e comportamentais, tornando-se um processo complexo e de alto risco para as organizações.
O que é um ERP
É um programa de gestão integrada que permite a gestão global dos diferentes fluxos da empresa aos níveis estratégicos, táticos e operacional. Reúne numa base de dados única, eficaz e síncrona, para as diversas entidades e funções, todos os dados necessários a essa gestão.
Um ERP é um sistema de informação orientado para a otimização dos fluxos de informação, ao permitir gerir todos os recursos necessários à satisfação das necessidades do cliente. Corresponde a uma extensão dos sistemas MRP e MRPII, operando numa plataforma comum que interage com um conjunto de aplicações integradas, consolidando todas as operações do negócio num simples ambiente computacional acessível a todos os utilizadores.
No mercado atual é possível identificar os seguintes domínios:
Gestão da Produção;
Gestão de Stocks, dos aprovisionamentos e das compras;
Gestão Comercial;
Gestão de Recursos Humanos;
Gestão Contabilística e Financeira.
(Gestão da