PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL
Alison Ferrenha
Bruna Cristina Gonçalves
Bruna Maria Ferreira Luiz
Wesley Henrique
1º Bimestre 2014
SUMARIO
1. OBJETIVOS
“A Qualidade Total tem como objetivo o acréscimo de valor contínuo. Keizen (japonês) é uma palavra que significava um processo de gestão e uma cultura de negócios e que passou a significar aprimoramento contínuo e gradual, implementado por meio do desenvolvimento ativo e comprometido de todos os membros da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas.”(CHIAVENATO, 2000, p. 433).
O principal objetivo da Qualidade Total é produzir a satisfação daqueles que recebem o resultado do seu trabalho, seja ele produto ou serviço. É no intuito de demonstrar à importância da Qualidade Total, as ferramentas empregadas, as vantagens x desvantagens e as novas tendências de qualidade na área que se fará esse estudo.
2. BENEFÍCIOS
Melhorias na qualidade de um produto;
Melhorias na qualidade do projeto;
Redução de perdas e custos da operação;
Maior satisfação dos empregados em relação ao seu trabalho e a empresa como um todo;
Redução dos estrangulamentos das linhas de produção;
Aprimoramento dos métodos e nos testes de inspecção.
3. DESAFIOS
Quebrar paradigmas: Quando se trata de “Programa de Qualidade” muitas empresas ainda são resistentes por acreditarem que o sistema de gestão da qualidade burocratiza os processos da empresa, custa caro. Nesse caso, basta apresentar benefícios alcançados por empresas que adotaram esses modelos de gestão.
Mostrar resultados: Após identificar as fragilidades existentes na empresa, o empresário implementa ações para corrigir os rumos da organização, e então, com objetivos e metas estabelecidos, as pessoas passam a trabalhar por uma causa, o que traz motivação e comprometimento. Com o tempo surgem os resultados financeiros, o que dá sustentabilidade e credibilidade ao processo, não há milagres nem