A vivência da implantação do programa de qualidade total.
Ellen Dariane Santos
A vivência da implantação do programa de qualidade total.
Curitiba
Outubro – 2013
Introdução
Através desse trabalho, irei mostrar quais os riscos e ameaças para uma empresa em que é implantado o sistema de qualidade. O que muda na vida dos trabalhadores, o ritmo de trabalho dos mesmos, e quais são os benefícios para a empresa e as organizações.
Uma empresa com um programa de gestão de qualidade implantada consegue ter uma organização mais produtiva, diminui os custos internos, aumenta a confiança e satisfação de seu cliente, tem uma competitividade maior em relação aos seus concorrentes, tem acesso melhor ao mercado além de melhorar a imagem do comércio/indústria. A organização que pretende implantar este sistema tem que ter a consciência que toda a sua trajetória deve ser reavaliada e levantar informações do perfil dos trabalhadores, para obtenção de melhores resultados.
Os princípios básicos da gestão de qualidade são: Uma empresa com trabalhadores comprometidos e motivados a atingir o objetivo da empresa, ter uma organização em que todos saibam o envolvimento e o objetivo de cada setor, ou seja, um sincronismo organizacional dentro da empresa. Monitoramento da empresa nos sistemas para ter dados concretos antes de tomada de decisões, ter um bom relacionamento com seus fornecedores, pois assim com parcerias facilitará a criação de valor. E no final o mais importante, ter foco no cliente, um princípio fundamental da gestão de qualidade buscando saber as necessidades dos clientes não apenas atuais e também futuras.
Os benefícios para a empresa são imensos, como redução do consumo e do desperdício, participação em programas de garantia da qualidade, segurança do pessoal e dos equipamentos, disciplina a produção e uniformiza o trabalho, utilização adequada dos recursos, o aumento da produtividade, melhoria da qualidade