Programa qualidade total 5s
Dionatan Barbosa Abreu
Prof. Alice Brum Martins Mathias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0025) – Prática Interdisciplinar Módulo IV
08/11/11
RESUMO
A finalidade deste trabalho é apresentar e implantar o Programa de Qualidade Total 5S, em uma organização. A metodologia utilizada é a prática real, onde o grupo de alunos desenvolve a atividade “in loco”. A organização escolhida foi o Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapes, ao término da implantação, constatou-se uma notável mudança na organização, estrutura e interação da corporação.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho ressaltará a importância em implantar um sistema de qualidade total em uma organização. O grande desafio é conquistar o comprometimento de todos envolvidos, pois após a implantação é fundamental a fiscalização do programa para manter-se funcionando.
O Programa tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências, pois traz benefícios a todos que convivem no local, além disso, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde, higiene e traz a eficiência e qualidade. No Japão, a filosofia do programa faz parte da cultura, onde os ensinamentos são passados de pai para filho, mantendo uma tradição.
A implantação do Programa 5S é fundamental, pois é o primeiro programa de qualidade a ser implantado por uma entidade, sendo pré-requisito para todos os outros programas.
A entidade escolhida pelo grupo de estudos para a implantação do sistema, foi o Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapes.
O trabalho a seguir abordará o referencial teórico sobre o Programa de Qualidade Total 5S, logo após, será dissertado sobre a implantação do programa na entidade escolhida.
2 O PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL 5S
2.1 SUA HISTÓRIA
O programa 5S surgiu no Japão por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial. Sua funcionalidade ficou