Pinoquio as Avessas
A abordagem Comportamentalista também conhecida como Behaviorista acredita que estímulos levam o organismo a responder de determinadas formas, pois uma vez condicionado o organismo logo ele adapta-se ao meio. Essa abordagem dedica-se a estudar e compreender as interações dos individuo com o meio, entre as ações e o ambiente.
Baseado nesse estudo ao ler o Livro Pinóquio as avessas foi muito fácil encontrar vestígios desta abordagem, onde o Felipe o personagem foi adaptando-se ao meio conforme induzido na estória.
O pai de Felipe buscou no conto do Pinóquio forma de condicionar Felipe à necessidade de ir à escola, quando ele diz no livro: “é preciso ir à escola para não ficar burro, para ser gente de verdade”, é perceptível o estimulo dos pais, fazendo o papel de ambiente, para formar Felipe. O livro mostra que desde ao nascimento de Felipe os pais já idealizavam o que ele seria no futuro, sua profissão, isso mostra que eles já criavam estímulos mesmo sem sabem qual seria sua resposta.
O Pai de Felipe o condicionava a ir à escola para ser alguém, sempre provocando estímulos, dizendo que lá ele encontraria as respostas de suas perguntas e com o passar do tempo ele percebeu que a professora seguia temas impostos pelo MEC e não temas livros buscados pela curiosidade dos alunos e que muitas de suas perguntas não poderiam ser respondidas ali e com o tem foi adormecendo o real objetivo dele que era descobrir o nome do pássaro azul. Segundo Maria das Graças Nicoletti Mizukami, relata que “o homem é uma consequência das influencias ou forças existentes no meio ambiente”. A partir do momento que o meio (a escola) não responde suas perguntas sobre os pássaros faz com que isso adormeça nele causando assim um trauma. Tanto que passou os anos Felipe formou-se em Doutor em Linguiças, mas era infeliz e acabou fazendo analise e foi junto a uma sessão de psicoterapia que ele descobriu-o