programa de educação do governo brasileiro
De acordo com o autor, o Governo pretende democratizar a educação para reverter o processo de “municipalização predatória” a fim de garantir a universalização da Educação Básica e resgatar a qualidade de ensino em todas suas modalidades. Para isso o Governo pretende ter como diretrizes de base a democratização e, tanto do acesso como da permanência, qualidade e utilização de um regime de colaboração escolar.
1. A Democratização do acesso escolar vai além de construção de prédios, como também assegurar a utilização de todas alternativas para garantir a permanência e o acesso dos alunos com a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação onde a sociedade e o Estado se unam para atingir os objetivos propostos.
2. A qualidade social da educação entende-se pela oferta da educação de todas suas modalidades com padrões de excelência adequados aos interesses da sociedade. Consequentemente a inclusão social tornar a pessoa apta para questionamentos, problematização, escolhas e decisões, buscando soluções em grupo e a solução por si. Para atender as expectativas, foi repensada a organização do tempo e espaço das escolas, estrutura seriada para evitar exclusões, repetências, e evasões. Outro fato que atinge a qualidade de ensino é a valorização profissional dos docentes, projetos escolares, progressão funcional baseada na experiência e desempenho dos projetos desenvolvidos. O incentivo da criação de centros de formação, por estados ou regiões, juntamente com universidades e o próprio Sistema de Educação Básica, publicando os trabalhos, pesquisas, análises, e descrições das experiências bem sucedidas dos docentes.
3. Algumas das propostas que o Governo implantou para a melhoria no sistema educacional são:
Crias um sistema que una os Estados e Municípios, sendo que todos os profissionais tenham um currículo de acordo com as normas, sendo que a deliberação de cada instituição seja singular seguindo os