Governo Dilma Roussef
Déborah Barros
Kei Hosoi
Lucas Monclar
Miguel Duarte
Robledo Linhares
Ruan Araújo
Sumário
Introdução 01
Metodologia de trabalho 02
O Governo Dilma Roussef 04
Política Econômica 04
Política Social 06
Educação 07
Críticas e sugestões 09
Política econômica em geral 09
Desonerações tributárias 10
Política social em geral 10
Educação 11
Conclusão 12
Bibliografia 14
Introdução
Em 2010, o Partido dos Trabalhadores concorreu à Presidência da República pela sexta vez. Porém, com uma diferença: o seu candidato. Em todas as outras cinco oportunidades (1989, 1994, 1998, 2002 e 2006), Luiz Inácio Lula da Silva foi o escolhido para representar seu partido nas eleições presidenciais, tendo sido eleito presidente em 2002.
Apesar dos erros cometidos durante o seu governo, Lula obteve apoio popular e foi reeleito em 2006. Lula e o PT estavam em alta, e o partido enxergou neste cenário a oportunidade de continuar no poder. Contudo, a impossibilidade de uma nova reeleição obrigou o PT a encontrar outro candidato que mantivesse o estilo político adotado. Era a vez de Dilma Roussef.
Dilma se tornou a primeira mulher a assumir a Presidência da República no Brasil. Com a sua eleição, o PT alcançou seu objetivo e se manteve no poder federal. Diante deste cenário de continuidade política, era natural que a nova presidente mantivesse medidas e políticas adotadas por seu antecessor, sem deixar de criar novos projetos.
Aspectos como política econômica, política externa e, principalmente, política social foram, em sua maioria, mantidos e/ou ligeiramente alterados conforme fosse necessário.
Aqui, serão detalhadas as