PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
CETREDE – CENTRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
GERUZA SOUSA DO NASCIMENTO
RAFAELLA CABRAL DE LIMA
TIAGO DIAS DE OLIVEIRA
VALDI MATOS DE ALMEIDA JUNIOR
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E
DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Uma análise rápida dos cenários das organizações e empresas é suficiente para mostrar a importância do trabalho em equipe. O advento da globalização e a exigência de mudanças e inovações contínuas impostas a todos os mercados produtivos são apenas duas das razões que justificam a necessidade do trabalho em equipe. De forma crescente o trabalho vem se tornando uma ação coletiva, as tarefas deixam de ser atribuições de indivíduos e passam a ser de um conjunto de pessoas, que podem constituir um grupo e chegar mesmo a ser uma equipe. A equipe compreende a operação de diferentes pessoas, com múltiplos conhecimentos e habilidades, que se integram para gerar produtos e serviços cada vez mais específicos e diferenciados entre si.
Tal forma de aturar impõe comportamentos apropriados exigindo que as pessoas se amoldem umas às outras, priorizando os objetivos coletivos e muitas vezes colocando em segundo plano os propósitos de caráter individual. De forma crescente, o resultado coletivo é o que mais importa.
É bom deixar claro que os membros de uma equipe são seres humanos, homens e mulheres que tem características como qualquer indivíduo, e que na medida do empenho que apresentem e das crenças que possuam, poderão mudar ou desenvolver parte de suas características visando adicionar valor à equipe em que estão inseridos. Poderão mudar a sua forma de pensar e agir, mas a mudança dependerá da vontade de cada um e das condições que encontrarem para isso.
Estamos vivendo um tempo de mudanças aceleradas, que exige aprendizagens rápidas e condutas muitas vezes de difícil