Profissão
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
Campos de atuação: O engenheiro, dependendo de sua qualificação, pode atuar em diversas áreas. Em todas elas, o interesse e a facilidade em lidar com a Matemática é fundamental.
Ele pode trabalhar em pesquisa, buscando novos conhecimentos e técnicas; no desenvolvimento de tecnologias, empregando esses conhecimentos e técnicas; no desenho e planejamento de soluções; na produção, transformando matérias primas em produtos; na construção, concretizando os desenhos; na operação, mantendo e administrando as máquinas para otimizar a produtividade; em vendas, oferecendo serviços, ferramentas e produtos; e na administração, planificando, organizando, programando, dirigindo e controlando o desenvolvimento de projetos.
Duração do curso: O curso de engenharia civil tem duração média de 5 anos, contendo uma carga horária de aproximadamente 3.720 horas.
Disciplinas estudadas: Disciplinas como estatística, desenho, lógica, física geral, mecânica clássica, resistência dos