PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Pedagogia
História da Educação e da Pedagogia, Didática da alfabetização e do Letramento
Fernanda Isabel Bossi Gomes RA: 9677487180
Selma Aparecida dos Santos Souza - RA: 9524391116
Vilma Cedaro - RA: 9510377782
Siderli Aparecida S. dos Santos - RA: 9570410196
Desafio Profissional
Tutores a distância: Prof.ª. Maria Clotilde Bastos Prof.ª. Dra. Camila Beltrão Medina
Americana
2015
Introdução
Procuramos neste trabalho, relatar de forma breve e objetiva um pouco sobre a história da alfabetização infantil e da profissionalização docente. Buscamos no passado como se deu o processo de alfabetização, a formação dos professores, as dificuldades encontradas e procuramos confrontá-los com os dias atuais. Relatamos também sobre o importante papel feminino nesse processo, que apesar de todos os desafios e obstáculos impostos pela sociedade da época, continuam hoje, sendo a maioria nas salas de aulas. Falaremos mais sobre a inserção das mulheres no magistério, a origem das creches, os métodos de ensino, e os relatos de professoras que foram entrevistadas para nos ajudar na execução desse trabalho.
História da Profissionalização Docente no Brasil
A educação no Brasil se dá no período da colonização do país pelos portugueses, por meio da atuação dos jesuítas que tinham como objetivo primeiro catequizar os nativos que aqui habitavam. Assim, o ensino ministrado pelos jesuítas é completamente alheio as necessidades da colônia, ou seja, sua função era simplesmente proporcionar ao morador da colônia a cultura geral básica não qualificando para o trabalho.
Por este motivo, no período colonial, os que pretendiam concluir seus estudos procuravam estudar fora do país como, por exemplo, estudar Direito na Universidade de Coimbra ou Medicina na Montpellier na França, tais cursos eram destinados unicamente as elites. Assim, quem estudava fora do país durante esse