Profissionalização docente: entre vocação e formação
Professionalization of teaching: between vocation and training
Rainer Lengert
Resumo: O presente artigo reflete sobre o processo de construção e de reconstrução do profissionalismo docente. Parte-se de uma alusão histórica e se lhe acrescentam outros elementos relevantes para formar e interpretar o conceito de profissionalidade. Esses elementos são a feminilização, o idealismo, a vocação e a divinização do ato pedagógico. Finalmente, enfatiza-se a importância da formação no processo de construção da imagem e da profissionalização docentes.
Palavras-chave: profissionalização docente; vocação; formação; idealismo. *
Abstract: This article reflects about the process of construction and reconstr uction of teaching professionalism. It starts with a historical allusion and adds other relevant elements to form and interpret the concept of professionalism.
These elements are the feminization, idealism, vocation and deification of the pedagogical act. Finally, we emphasize the importance of training in the construction of the image and professionalism of teachers.
Keywords: teaching professionalization, vocation, training, idealism
Introdução
A docência é uma das profissões mais antigas da humanidade. Indiferentemente do período histórico ou do tipo de sociedade, a sua importância social nunca foi posta seriamente em questão. Ao lado das políticas e das condições de trabalho, há muitos fatores históricos ou situativos que construíram e ainda constroem a imagem e o profissionalismo docente. Este artigo apresenta esses fatores em consonância com a perda e o ganho de profissionalidade, sempre atrelados à imagem e ao exercício da função social docente.
* Dr. em Ciências da Educação, Prof. da Universitat Tubingen, UT, Alemanha.
La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011
11
Lengert, Rainer
Processo histórico de profissionalização