Simp sio
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância das brincadeiras para socialização das crianças na Educação Infantil.
RELEVÂNCIA DO TEMA: Devido à importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, justificando-se que pelo fato de ser através dela que a criança experimenta e constrói, propiciando a aquisição de conhecimento, surgiu o interesse de promover diversos tipos de brincadeiras, porque é através do brincar que a criança socializa-se entre elas e com o ambiente.
Através das brincadeiras que as crianças constroem seu mundo acerca do brincar, aprendem a ter a liberdade de brincar sozinhas, expressando seus sentimentos no mundo da fantasia e do faz de conta e interagindo com as demais, tendo a intervenção do educador, fazendo-se de mediador.
As brincadeiras vão surgindo gradativamente na vida da criança, desde as mais funcionais até as regras mais elaboradas, são elementos que lhes proporcionarão estas experiências, possibilitando a conquista da identidade.
PERGUNTA DE PESQUISA:
1- Como fazer das brincadeiras uma parte integrante no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil?
2- Qual o papel do professor durante as brincadeiras no processo de socialização entre as crianças?
OBJETIVO GERAL:
Viabilizar um estudo sobre a influência das brincadeiras como parte integrante no processo de ensino e aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento da linguagem, da imaginação, do raciocínio, da socialização, da aquisição de conceitos, significados e valores na Educação Infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Possibilitar um estudo teórico sobre a influência das brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil;
- Vislumbrar a partir de uma pesquisa a importância das brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; METODOLOGIA DA PESQUISA: O presente trabalho de pós-graduação foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica