Profissional
NORMATIZAÇÃO E ASSUNTOS
1. OBJETIVO
Informar diariamente aos trabalhadores sobre temas específicos de segurança do trabalho que são do cotidiano na fábrica.
2. ANEXOS
ANEXO I - Assuntos
ANEXO II - Ficha de presença
3. PROCEDIMENTOS
Todos os dias, no começo do expediente, cada encarregado ou funcionário em nível de chefia deverá fazer uma breve preleção de segurança para seus liderados, abordando os riscos e cuidados de Segurança aplicáveis às tarefas que serão desenvolvidas naquele dia, além dos meios e procedimentos que serão aplicáveis para a execução dos serviços.
Cada encarregado deverá retirar, semanalmente, no Depto. Segurança, um impresso com um assunto diferente para ler e interpretar o texto para os seus liderados, de tal sorte que este seja feito em tempo médio de dez minutos, no começo de um novo dia de trabalho.
O objetivo desta rotina é fazer com que a pessoa em nível de liderança esteja comprometida, todos os instantes, com a segurança de seus liderados, independente da atuação dos Técnicos de Segurança. O DDS deverá ser feito diretamente pelos encarregados nas frentes de trabalho e não deve ser conduzida pelo Depto. Segurança, que terá a função de orientar a execução do DDS e esclarecer dúvidas que porventura venham a existir.
Após o DDS programado, o profissional responsável pelo grupo de trabalho também dará orientações sobre os EPI’s que deverão ser utilizados, bem como todas as medidas de proteção pertinentes para os componentes de sua equipe (andaimes, isolamentos de área, ordem, arrumação e limpeza, proteções rígidas contra a queda de pessoas, ventilação, colocação de cones de sinalização, cavaletes, etc.)
No verso de cada impresso de DDS deverão ser anotados o nome e função do líder e os nomes e funções dos integrantes que presenciaram o DDS do dia com as suas respectivas assinaturas.
Esse documento devidamente preenchido deverá ser devolvido para ao Depto. Segurança no final do DDS