Informações sobre o terceiro setor
No atual sistema globalizado, estamos vivendo de forma que, a autoridade publica estão dando ênfase na resolução de assuntos que na sua maioria não visam o bem estar do cidadão e do meio onde vivem. Gastando assim todos os seus recursos naturais, e deixando muitas pessoas perderem suas identidades como cidadãos.
No país estamos vivendo em um momento em que cada vez as pessoas estão se preocupando com os efeitos ambientais e sociais decorrentes á globalização, porém sabemos que nem todas as Cidades, as pessoas têm acesso às informações necessárias para fundar, implementar, ou se organizarem em um grupo de ações, sócio-política, cultural, ambientalista que possam assim defender interesses de sua comunidade local.
Com as crises econômicas, sociais e ambientais que afetam a qualidade do serviço e política pública, o setor privado começou a somar esforços na busca de uma melhor qualidade de vida para todos os segmentos da sociedade, através da criação de várias organizações sem fins lucrativas e não governamentais.
Essas organizações (ONG – Organização não Governamental) passaram a atuar em várias frentes: Área de saúde, assistência social, econômica, ambiental, cultural e na educação entre outros. Provocando mudanças significativas na sociedade.
Essa pesquisa visa esclarecer, orientar e apresentar as ONGs e sua atuação, levando a reflexão e a conscientização dos indivíduos em busca de uma melhoria na qualidade de vida da sociedade como um todo. Bem como a importância da responsabilidade social.
1. Terceiro Setor
O terceiro setor é constituído por organizações privadas sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e privados. Todas elas têm como objetivo o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atuam. Além das organizações não governamentais (ONGs), o terceiro setor é constituído por cooperativas, associações e fundações.
O terceiro setor é mantido com recursos de doações de empresas, pessoas físicas e também