Tcc Flavia
Flávia da Conceição de Oliveira
Email: flavia.oliveiras2@gmail.com
TCC – Professor: Pedro Castro
RESUMO
A ausência do Estado tem ocasionado o aumento do número de entidades do terceiro setor. No meio de muitas sociedades, há aquelas que não cumprem a sua finalidade. As instituições sérias estão preocupadas em se diferenciar das ilícitas. A auditoria é uma importante ajuda na certificação dessas unidades junto à sociedade. A auditoria independente pode auxiliar essas unidades para o convencimento da sociedade e demais interessados, através da ratificação dos dados apresentados e sugestões de melhoria. Percebe-se a importância da auditoria externa na credibilidade junto à sociedade, além de transparência nas ações com os seus mantenedores e administradores. Este estudo aborda os benefícios da auditoria externa para a transparência das unidades do terceiro setor. Esse artigo possui como objetivo geral, analisar a importância da auditoria externa, como forma de transparência no terceiro setor. Será verificada que a auditoria externa é uma excelente ferramenta de gestão para a permanência e melhoria das instituições do terceiro setor.
Palavras chaves: auditoria independente – auditoria externa – terceiro setor
1. INTRODUÇÃO
A sociedade civil é dividida em três setores: O primeiro setor, sendo o público, é formado pelo Estado e possui como papel fundamental cuidar da sociedade, através de ações que proporcionem saúde, educação, segurança e condição econômica de sobrevivência para a população em geral. O setor privado, como segundo setor, é formado pelo mercado, visa o lucro, ou seja, benefício pessoal. O terceiro setor é composto por instituições da sociedade civil que não possui fins lucrativos, visa o bem estar comum.
De acordo com reportagens publicadas na Revista Época nº816 e 831 em 2014, demonstram que o Estado tem se mostrado ausente na execução do seu papel, de proporcionar aos cidadãos os aspectos mínimos para uma