Automatização de Escritório
Henrique Silva Figueiredo
Profº. Esp. Diassis Rodrigo B. Foncêca
1. Introdução
Os SIGs (Sistemas de Informações Gerenciais) efetuam o processo de transformação dos dados em informações, que por sua vez são utilizadas para subsidiar os gestores durante a tomada de decisão, otimizando o processo decisório dentro da organização. Geram relatórios fixos e programados regularmente com base nos dados obtidos através dos SPTs (Sistemas de Processamento de Transações) com informações sobre o andamento e desempenho da empresa [9;6].
Organizações, sendo ou não do terceiro setor, possuem informações capazes de embasar seus gestores durante o processo decisório; as mesmas ainda podem optar por sistemas capazes de facilitar este processo. O uso de um SIG adequado seguramente proporciona grande vantagem competitiva à organização [9].
Durante o desenvolvimento deste artigo será abordado o conceito de SIG, seu funcionamento e importância focando seu uso em empresas do terceiro setor no caso em uma igreja evangélica. Será descrito um protótipo de ferramenta desenvolvido com intuito de apoiar a gestão eclesiástica; o protótipo foi implementado com base nas necessidades e requisitos de uma instituição (igreja evangélica) de pequeno porte, que antes não utilizava nenhum sistema informatizado de gestão para: a) apurar seus resultados; b)analisar seu crescimento; e c) planejar formas estratégicas de atingir seu objetivo final, que é prestar assistência aos membros da igreja e à sociedade.
Este artigo está estruturado da seguinte forma: na Sessão 2 apresenta-se a definição de sistemas de informações, os principais tipos de sistemas e seu uso dentro dos níveis funcionais da organização; na Sessão 3 é introduzida a administração das empresas do terceiro setor e o papel de uma instituição eclesiástica dentro do mesmo setor; na Sessão 4 é apresentado o