Processos de solda tig
Este trabalho está sendo desenvolvido no âmbito da disciplina de Processos II ministrada no Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade ........, e tem por objetivo o estudo do processo de soldagem TIG, de grande importância na área industrial.
Para tal foi realizada uma preliminar definição de processos de soldagem em geral, para posterior aprofundamento no objeto principal de estudo deste trabalho, que é o processo de soldagem TIG, explanando-se sobre seu funcionamento, suas varáveis e destacando-se os pontos positivos e negativos de seu uso.
1. PROCESSOS DE SOLDAGEM
Os processos de soldagem podem ser definidos pela união de materiais (particularmente os metais), sendo considerado o mais importante do ponto de vista industrial, sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação.
Independente do processo escolhido existe algumas definições usuais para os processos de soldagem, como: processo de junção de metais por fusão, ressaltando-se que não só metais são soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão; operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas; e processo de união de materiais baseado no estabelecimento, na região de contato entre as peças que estão sendo unidas, de ligações químicas de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais.
Idealmente, a soldagem ocorre pela aproximação das superfícies das peças a uma distância suficientemente curta para a criação de ligações químicas entre os seus átomos. Este efeito pode ser observado, por exemplo,