Soldagem
Os princípios da soldagem com arco protegido por gás começou a ser entendido nos idos de 1800, depois que Humphry Davy's descobriu o arco elétrico e inicialmente usava um eletrodo de carbono, porém em 1890 C. L. Coffin teve a idéia de usar o arco elétrico dentro de um gás inerte, mas as dificuldades de soldar materiais não ferrosos como alumínio e magnésio continuaram, porque estes materiais reagiam rapidamente com o ar, gerando porosidade e, consequentemente, soldas de baixíssima qualidade.
Os processos existentes utilizando eletrodos revestidos, também não protegiam satisfatoriamente a área de soldagem nos materiais não ferrosos e as soldas continuavam de baixa qualidade. Para resolver o problema, nos idos de 1930, começaram a utilizar gás inerte engarrafado, para proteger a área de soldagem.
Logo em seguida, utilizando uma fonte de energia DC, protegida com gás inerte, surgiu nas indústrias aeronáuticas da época, o processo que permitia soldar magnésio.
Em 1941 o processo estava completo e ficou conhecido como processo Heliarc ou "tungsten inert gas", abreviado para processo TIG ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding), isto porque o processo utilizava um eletrodo de tungstênio e hélio como gás de proteção. O processo foi "considerado perfeito", quando se começou a utilizar corrente alternada com adição de alta frequência (HF), a partir de onde se conseguia um arco estável que permitia soldar ligas de alumínio e magnésio com perfeição e boa qualidade de solda, porém nos anos de 1950 foi substituído o hélio pelo argônio como gás de proteção, por ser economicamente mais barato.
PROCESSO DE SOLDAGEM TIG
A soldagem TIG é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível, por ser um material de alto ponto de fusão e de alta emissão termiônica, o ponto de fusão do tungstênio, por exemplo, é acima de 3.500ºC. O eletrodo, o arco e a área em volta da poça de fusão da solda são protegidos por