Profissional de Gastronomia
3.1 O Tecnólogo em Gastronomia
O Tecnólogo em Gastronomia é um profissional de nível superior capacitado a atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação esteja relacionada.
O profissional está capacitado para conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação.
Com a proposta de uma gastronomia mais reflexiva, esse profissional aprende a considerar os aspectos culturais, econômicos e sociais para desenvolver tais habilidades. Empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, caterings, buffets, entre outras, são possibilidades de locais de atuação desse profissional. O domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência dos ingredientes, além da criatividade e atenção à qualidade, são essenciais nessa profissão, para a qual o alimento é uma arte.
3.2 Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o profissional da gastronomia é amplo, pois o setor alimentício ganha força com o crescimento das cidades e com o desenvolvimento da economia. A Cidade de São Paulo tornou-se uma das Capitais Mundiais da Gastronomia. A Metrópole em si tem uma característica impar no País em dispor, àqueles por que nela transitam ou residem, de quase todos os tipos de culinárias típicas de inúmeros países somados a caracterização da pluralidade das comidas regionais brasileiras.
O setor gastronômico fatura o equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e é responsável por 8% dos empregos diretos no país, o que representa quase 6 milhões de pessoas. De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, o setor de alimentação emprega mais de 100 mil trabalhadores e exige cada vez mais mão-de-obra qualificada. Os recentes investimentos de grandes redes de restaurantes e hotéis internacionais no Brasil estão tornando o segmento cada vez mais competitivo. Dessa forma as