Conceito de Geomorfologia
A palavra Geomorfologia etimologicamente, significa Geo: Terra; Morfo: Forma; Logia; estudo, ou seja, estudo da forma da Terra. Porém este conceito não corresponde ao estudo desta ciência, um conceito mais simples seria que esta ciência estuda o relevo terrestre, ou melhor, a Geomorfologia estuda a gênese e a evolução dos compartimentos de relevo que compõem a crosta terrestre.
Teorias
Isostasia
É o equilíbrio dinâmico entre o SIAL e o SIMA. Esse processo resulta da flutuação das placas tectônicas sobre o material mais denso da astenosfera (SIMA), cujo equilíbrio depende das suas densidades relativas e do peso da placa. Tal equilíbrio implica que um aumento do peso da placa (por espessamento ou por deposição de sedimentos, água ou gelo sobre a sua superfície) leva ao seu afundamento, ocorrendo, inversamente, uma subida quando o peso diminui.
Movimentos:
Epirogênese: Movimento vertical
Orogênese: Movimento horizontal
Correntes de convecção
São os movimentos dos fluidos internos que se realizam no manto, abaixo da crosta terrestre. Acredita-se que elas sejam as grandes responsáveis por inúmeros processos de transformação do relevo de origem endógena, como terremotos, vulcanismos, tectônica de placas, entre outros.
Essas correntes funcionam da seguinte forma:
O calor do núcleo aquece o manto.
O material aquecido se dilata.
Ao se dilatar o material mantélico (manto) torna-se menos denso.
Ao torna-se menos denso, o material mantélico ascende para as camadas superiores.
No deslocamento o material perde energia para o meio circundante, resfriando-se.
Ao resfriar-se o material se contrai, tornando-se mais denso e retorna para as camadas inferiores, aquecendo-se novamente.
Tipos de correntes de convecção
Divergentes: movimento de afastamento.
Convergentes: movimento de aproximação.
Conservativas: Movimentos horizontais e verticais.
Expansão do assoalho oceânico
A expansão do assoalho oceânico se dá devido ao vulcanismo