Resumo sobre Thomas Malthus
CAMPUS VERDE
Curso: Direito - Disciplina: Economia
Período: 1° Período - Semestre: 2°/2014
Professor Mestre: Mateus Felipe Fonseca Rabelo
Tomas Malthus
ITAÚNA – MG
2014
Luiz Eduardo Corradi
Thomas Robert Malthus
Thomas Malthus foi um importante economista inglês do final do século XVIII e início do século XIX. Teve grande importância no estudo do crescimento populacional ao desenvolver a teoria malthusiana. Foi também clérigo, professor universitário, demógrafo e erudito. É considerado o precursor da demografia mundial.
Nascido no congado de Surrey, sudeste da Inglaterra, entre 14 e 17 de fevereiro de 1766, estudou no Jesus College e se formou em Teologia e Filosofia. Foi ordenado sarcedote da Igreja Anglicana no final do século XVIII. Teve muita influência de estudos pelo seu pai, amigo do filósofo David Hume e seguidor de Jean-Jacques Rousseau.
Elaborou uma teoria que afirmava que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. Em 1798 Malthus publicou anonimamente “Essay on Population”(Ensaio sobre a população) enfatizando essa teoria, propondo uma política de natalidade nos países, para que assim de certa forma, a região controlasse a natalidade para obter um equilíbrio entre população e produção de alimentos. Dizia ele, que de acordo com sua teoria, a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética.
A solução para evitar mais epidemias, guerras e outras catástrofes provocadas pelo excesso de população, consistiria segundo ele, na restrição dos programas assistenciais públicos de caráter caritativo e na abstinência sexual dos membros das camadas menos favorecidas da sociedade.
Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino o qual o homem não pode fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo