professora
Sobre o modelo educacional jesuítico leia as alternativas abaixo: a) A educação jesuítica foi nitidamente dogmática, abstrata e conservadora. A Igreja católica ameaçada pelo espírito crítico que rondava a Europa, parecia empenhar-se, mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade.
b) Consideramos que correspondendo ao ideal europeu da época, cujo interesse dirigia-se a formação do homem culto, os padres jesuítas não visavam formar letrados eruditos que, entretanto não questionassem a ordem estabelecida.
c) O desinteresse quase total pela ciência caracterizou toda a educação na colônia. A metrópole, por outro lado, reforçava essa realidade por manter-se fechada ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e experimentação.
d) Os interesses da educação no período colonial, na realidade, convergiam para um único objetivo ¿ a manutenção da ordem. Nesse sentido, a educação jesuítica refletia claramente o seu caráter elitista.
e) Os jesuítas investiram maciçamente em um espírito crítico e questionador, muito característico do sistema educacional português e espanhol. Tal sistema de educação foi fundamental para o combate as teorias da Contra Reforma que ameaçavam a Igreja Católica na Europa. Assinale a alternativa que contém a afirmativa que contém a sequência correta :
F, F, V, V, F V, F, F, V, V V, V, V, V, F V, V, F, V, F V, V, V, V,V
2) Assinale a alternativa que Não corresponde ao ensino no período da Primeira República no Brasil:
A escola tradicional centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Predominou nas escolas