Principio de Arquimedes
Qualquer sólido mais leve que um fluido ficará, caso colocado no fluido, submerso de tal forma que o peso do sólido será igual ao peso do fluido deslocado.
Em termos atuais, "Um corpo imerso sofre a ação de uma força de empuxo dirigida para cima igual ao peso do fluido que ele desloca. Essa relação é chamada de princípio de Arquimedes. Ele é válido para líquidos e gases, que são ambos fluidos". O empuxo é a força resultante exercida em toda a superfície do corpo pelo fluido que o envolve.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma dedução do princípio de Arquimedes, a partir de uma experiência, de executada em sala de aula, onde o equilíbrio de corpos flutuantes é o fato observado.
Impulsão ou empuxo é a (líquido ou gás) em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. A impulsão existe graças à diferença de pressão hidrostática força hidrostática resultante exercida por um fluido do corpo, visto que esta é proporcional à densidade
A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
ATIVIDADE I
a) Vamos utilizar na experiência um dinamômetro para medida das forças. Ajuste o zero do dinamômetro na vertical.
b) Retire lentamente o cilindro de náilon grande do interior do cilindro de plástico e comente o que ocorre, considerando o principio da impenetrabilidade da matéria.
c) Faça a montagem conforme a fig. Ajuste a haste de sustentação. Anote o peso do conjunto formado pelo cilindro e recipiente.
d) A seguir, mergulhe lentamente e por completo e o cilindro de náilon na água