Professor
O contexto histórico passa-se no período de guerra fria, em tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética tinha interesse em expansão de território e, um domínio comercial. O documentário mostra a CIA angariando e recrutando agentes de espionagem para conter o avanço soviético. O mesmo acontece no filme Machuca, em o contexto histórico do Chile era socialista e os EUA com a nítida intenção em manter a América Latina sob seu domínio, patrocina o golpe militar.
O documentário é mais contundente nos fatos políticos nos retratando com mais clareza as intenções capitalistas, porém podemos ver no filme a manifestação socialista em confronto com o capitalismo.
As questões das reformas como: terra, moradia, educação e economia, são mostradas com mais clareza no filme, pois como Salvador Allende era um socialista que chega ao poder na legalidade, a elite chilena movida pelo avanço americano na América Latina, tira todo o foco da população fazendo uma campanha anticomunista.
Em minha visão o tanto o documentário quanto o filme nos passa o papel dos EUA e URSS buscando espaço Geopolítico usando de estratégias comuns em estado de guerra, que foi a espionagem, propagandas e golpes militares para se manterem no poder, de um lado foi mostrado uma verdade “nua e crua” de acontecimentos históricos e de outro uma ficção que mostra os antecedentes de como funciona as manipulações politicas e sociais para continuar e expandir seu poder.
Enfim, os movimentos sociais, as articulações politicas o poder financeiro fora abordado nos dois momentos nos apresentando como os fatos em torno da Guerra Fria foram degradantes, e as formas como usaram os protagonistas não do filme, mas dos fatos e isso fora mostrado em