Professor
2º E 3º CICLOS
A área de Linguagens, não se restringe à disciplina de Língua Portuguesa. Considera-se para a elaboração de um Currículo Diretriz do Ensino Fundamental as disciplinas integrantes da área e suas ligações estreitas quanto à constituição, aos objetivos e aos saberes e habilidades de seus componentes: a Arte, a Educação Física, a Língua Portuguesa e a Língua Estrangeira. Assim, o princípio básico do trabalho pedagógico fundamenta-se na interdisciplinaridade, na medida em que se adota uma postura epistemológica, a qual permeia os diversos campos do conhecimento.
O conjunto de concepções que sustenta a prática pedagógica orientada pelo Sociointeracionismo concebe a linguagem como o meio mais eficiente de qualquer pessoa participar efetivamente do seu contexto social, histórico e cultural, por meio da interação na qual o indivíduo se constitui e é constituído. São as múltiplas linguagens (gestos, corpo/movimento, imagens, sons, cores, danças, expressões verbais e não-verbais, escultura, pintura etc.) que permitem ao homem interagir com o mundo, conhecer, nomear, entender, construir e transformá-lo.
As linguagens participam essencialmente das interações pela interlocução, já que são as representações simbólicas que proporcionam os efeitos de sentidos, constituindo a significação. Assim, se toda interação se dá por meio de uma interlocução, a linguagem só pode ser observada no seu caráter dialógico. Portanto, a linguagem adquire seu real valor na consciência da presença do outro e na construção dos significados. Conclui-se, então, que o sentido se constrói na interação com o outro e não está fixo na linguagem.
Sob essa perspectiva, ensinar e aprender é considerar o outro como parte integrante do processo. Dessa maneira, os conteúdos específicos de cada disciplina da área das linguagens só terão validade enquanto meios para que o aluno constitua sua cidadania, cabendo ao professor utilizar os