Crianças abandonadas no brasil
1 Introdução-------------------------------------------------------------------------------------03
2 Crianças Abandonadas no Brasil-----------------------------------------------------04
3 Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------08
4 Referencias-----------------------------------------------------------------------------------09
5 Anexos-----------------------------------------------------------------------------------------10
RESUMO O Presente tema aborda a existência de crianças e adolescentes em um contexto de abandono, miséria e violência. Abordaremos também os Direitos da Infância e da Juventude presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente, e a relação destes com as politicas sociais diante do quadro de transformações pelo qual passa a sociedade Brasileira.
1.INTRODUÇÃO
“No Brasil existem milhares de crianças que vivem em instituições e recém-nascidos são abandonados em lugares públicos”. Como um país pode suportar isso? Em 13 de julho de 1990, o Brasil promulgou a Lei 8.069 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um dos primeiros países do mundo a estabelecer uma lei própria para a criança e o adolescente, a qual é considerada uma das mais avançadas em todo o mundo.
Não obstante isto, é cada vez crescente o número dessas crianças e adolescentes abandonados a sua própria sorte, onde se veem expostos a incidências, submetidas a um mundo de violências, onde são vítimas de maus tratos, do abuso sexual ou até mesmo da morte. Por outro lado, sua formação, educação e reinserção social, quando ocorrem, processam-se muitas vezes em condições muito desumanas.
Frente as condições objetivas da realidade brasileira, marcada pelo crescimento da desigualdade econômica, política e social, os projetos governamentais, a educação, as reformas, são apenas bem intencionadas tentativas de solução que não conseguem dar os resultados desejados, numa perspectiva de agir