Crianças abandonadas no brasil
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 03
2. PERÍODO HISTORICO DO ABANDONO NO DE CRIANÇAS NO BRASIL..... 04
3. POLITICA DE PROTEÇÃO A INFANCIA.......................................................... 05
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 06
REFERÊNCIAS....................................................................................................... 07
1. INTRODUÇÃO
No Brasil existem milhares de crianças que vivem em instituições e recém-nascidos são abandonados em lugares públicos. Hoje a criança brasileira é, legalmente, concebida como sujeito de direitos e deveres, como um indivíduo que exige respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, merecendo proteção especial da família, da comunidade, da sociedade e do Estado.
Apesar de ser um espaço público, a sociedade insiste em privatizar as ruas, quando não permite que esta seja um espaço de todos, a miséria, o abandono são paisagens não aceitas pela sociedade. Para Crianças e Adolescentes que moram nas ruas essa, apesar de toda violência a rua se estabelece como uma alternativa nem sempre pior que suas casas.
A historia de crianças abandonas é um problema já existe desde o s séculos passados onde o numero só aumentava com isso veio a preocupação do poder publico com essa triste realidade que começa a parti do século XVI.
Na atualidade, a prática de institucionalização de crianças e adolescentes ainda se mantém, ignorando-se o direito à convivência familiar, preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Muitas das motivações para a institucionalização permanecem as mesmas, girando em torno da pobreza, da falta de condições econômicas