Sindrome
Faculdade Alfredo Nasser
Disciplina: Preventiva
Prof. Lia
Curso: Fisioterapia 7º P
Aluna: Anailza
Neste trabalho veremos como aplicar os princípios de ergonomia em uma construção civil, baseando-se em pesquisa de campo.
De acordo com pesquisa realizada em uma obra de construção civil localizada na: (Rua dos Guaranis Q5A L14 Setor Bela Vista Nerópolis) pude constatar os seguintes problemas:
POSTURA - foi identificada neste posto de trabalho uma postura inadequada durante o preparo da massa na própria obra, utilizando a betoneira, pois o mesmo era obrigado a ficar curvado por um longo período de tempo para misturar a massa. Isso ocorreu principalmente nas edificações de pequeno porte.
FORÇA - foi identificado o uso da força ao transportar o concreto nos carros de mão.
PESO - foi observado um levantamento de peso excessivo quando o trabalhador carregava sacos de cimento, na maioria das vezes, para apressar o trabalho. Foi visto o operário levando mais de um saco de 50 kg de uma só vez.
MOVIMENTOS REPETITIVOS - foi observada uma grande repetição de movimentos na atividade de retirar o concreto do carro de mão e colocar no local da concretagem.
RUÍDOS - os ruídos estavam presentes na hora da mistura do concreto onde era utilizada a betoneira.
Notam-se também trabalhadores sem os devidos equipamentos de proteção como: luvas e botas apropriadas, pois, o cimento pode corroer mãos e pés podendo ferir quem ficar exposto há um tempo prolongado com o cimento.
O bom ambiente de trabalho está relacionado com a parte física da empresa, bem como a aplicação dos princípios ergonômicos que são: disposições das maquinas e equipamentos de acordo com a necessidade humana visando diminuir ao máximo os esforços físicos.
Como a ergonomia pode melhorar o trabalho na construção civil?
A ergonomia tem como objetivo diminuir a ocorrência de lesões ocupacionais e