Corrosão
É a deterioração de um corpo sólido por meio de uma ação química ou eletroquímica provocada pelo meio ambiente. Segundo o meio onde ocorre, a corrosão pode ser química, o meio sendo não iônico, incluindo gases a baixa e alta temperatura, os líquidos anidros e os metais fundidos, parecida com a corrosão seca, eletroquímica, também chamada de úmida, com meio iônico, envolvendo os íons de água ou microbiológica, processando – se sob a influência de microrganismos. Suas diferentes formas de destruição podem ser classificadas como uniforme, alveolar, puntiforme, intercritalina, filiforme, por esfoliação, gráfica, entre outras.
Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados são a atmosfera, sendo influenciada , principalmente, pela poeira, gases e umidade, águas naturais, água do mar, solo, produtos químicos, alimentos e substâncias fundidas.
Os processos de corrosão são considerados reações químicas que se passam na superfície de separação entre o metal e o meio corrosivo. Através do processo corrosivo, o material metálico passa da forma metálica, energicamente metaestável, à forma combinada (forma iônica), energicamente mais estável. Esse processo resulta em desgaste, perda de propriedades, alterações estruturais além de outras mudanças. A corrosão é um processo que corresponde ao inverso dos processos metalúrgicos de obtenção do metal. As reações de corrosão são espontâneas. Enquanto na metalurgia adiciona-se energia ao processo para a obtenção do metal, na corrosão observa-se a volta espontânea do metal a forma combinada com a consequente liberação de energia. Com isso concluímos que a importância do estudo de tal assunto está diretamente ligada a viabilização economicamente as instalações industriais construídas com materiais metálicos e a manutenção a integridade física dos equipamentos e instalações industriais.
Reações de oxidação-redução
São reações em que há a variação do número de oxidação, ou seja, perda ou ganho de elétrons. O