O estress no call center
PRINCIPAIS CAUSADORES DE ESTRESSE EM ATENDENTES DE CALL CENTERS.
MARINGÁ
2011
Maria Cristina da Silva
PRINCIPAIS CAUSADORES DE ESTRESSE EM ATENDENTES DE CALL CENTERS.
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Metodologia da Pesquisa.
MARINGÁ
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA 3
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 3
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 4
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5
2.2 A metodologia em uma pesquisa bibliográfica 5
2.3 A metodologia em uma pesquisa de campo 6
2.3.1 População e amostra da pesquisa de campo 6
2.3.2 Descrição da população 6
2.3.3 Instrumentos de pesquisa 6
3 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa pesquisar os problemas de psique causados em trabalhadores de call Center, visando estabelecer uma conexão entre os afastamentos de emprego com os problemas que atendimento de call Center causa em seus trabalhadores.
O motivo do interesse nesse assunto é minha estreita relação com o trabalho de call Center, uma vez que estou inserida nesse contesto de trabalho há quatro anos, e vejo muitos afastamentos por conta de síndrome do pânico, stress e algumas outras patologias latentes, mas que causam tanto ou mais problemas que as aparentes.
O trabalho desenvolvido em call Center traz alguns fatores que são estressores, um deles é o ambiente de trabalho, com cobranças constantes por TMA (tempo médio de atendimento), cumprimento de metas para atingir PIV (premio de incentivo variável), o regime de trabalho por turnos, os salários baixos, diversos agentes de stress ocupacionais, que pode mobilizar emoções e conflitos, tornando os seus