Historia da contabilidade
Através do estudo da história da contabilidade os atuais profissionais podem fazer uma reflexão sobre como a contabilidade foi forjada e o que tem que ser feito para que ela continue evoluindo. É importante ressaltar os vários aspectos que impulsionaram a ciência contábil a chegar ao patamar atual, tais como, o surgimento dos números arábicos, a invenção da tipografia, e a necessidade do ser humano em dimensionar e contabilizar seu patrimônio, mas recentemente tivemos a convergência da contabilidade nacional nos padrões internacionais que foi um grande passo da nossa profissão.
Porque se pode afirmar que a contabilidade surgiu com o homem social?
Com o passar dos anos, a contabilidade vem se modificando e se transformando em um meio de comunicação e análise empresarial, surge com o propósito de contribuir, efetivamente, para a prosperidade das entidades e das nações, transformando o sistema de informações contábeis em um conjunto mais amplo, onde se apresentam não somente demonstrações financeiras, mas também aquelas de caráter social, imprescindíveis para a análise, o controle, a avaliação e a tomada de decisões.
Relacione os principais objetos utilizados para evidenciar a riqueza no período antigo.
As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações. Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Em 2000 a. C. foi inventado na Mesopotâmia o sistema de numeração posicional denominado sistema cuneiforme por volta de 1000 a.C. os olmecas no México desenvolveram o sistema pictório para enumeração do tempo. No período de 400 a.C. os chineses apresentaram o ábaco como forma de contar sua produção, os incas