Professor
Esse desenvolvimento se dá por interação entre o ambiente físico e social promovendo diversas ações, levando a criança a um saber construído pela cultura e modificado por suas necessidades biológicas e psicossociais.
Sendo assim a brincadeira lúdica contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades individuais e coletivas além de trazer efeitos positivos e aquisição de novos saberes, por mais simples que seja a brincadeira ela pode ser fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Portanto é durante as brincadeiras que as crianças criam situações de faz-de-conta e transformam essas situações em relações de trabalho de equipe, mesmo que existam diferenças no modo de pensar de cada um dos indivíduos, a criança mostra ao outro suas idéias e suas vontades, criando assim o seu caráter.
Desta forma o educador na educação infantil pode proporcionar aos seus alunos um ambiente rico harmonioso e sadio por proporcionar atividades que desenvolva habilidades motoras, exercita a imaginação, a criatividade, a inteligência emocional, o crescimento mental e a adaptação social. Por valorizar as atividades lúdicas o educador utilizou a observação constante durante a realização das atividades de dramatização Teatral em sala de aula, a arte, a dança como forma de coletar os dados necessários para a realização desse trabalho.
Segundo Vygotsky (Oliveira,1995) a capacidade de brincar amplia para todos: crianças, jovens e adultos, novas formas de compreender o mundo em que vivem por meio do uso de um contexto de faz - de – conta. A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem, a partir das brincadeiras as crianças demonstram sua visão de mundo e suas aprendizagens adquiridas no seu cotidiano.