Professor
PROF. ESP. GUSTAVO PIRES
Malária
Afeta
milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente em regiões tropicais.
Cerca
de um milhão de casos anuais são fatais.
Forma de Transmissão
A
doença é transmitida ao homem pela picada do mosquito (carapanã) do gênero Anopheles
(anofelino).
Pode-se
contrair o protozoário em transfusões de sangue.
Ciclo de Vida
Ciclo de Vida
A
partir do momento em que o Anopheles perfura a pele de uma pessoa e introduz o parasita, que se acha sob a forma de esporozoíto.
Os
esporozoítos caem na corrente sanguínea, são levados até as células do fígado, penetram essas células e se modificam em trofozoítos, que se reproduzem assexuadamente por esquizogonia, dando origem a vários indivíduos denominados merozoítos.
Ciclo de Vida
Estes
rompem as células do fígado, podendo reinfectar outras células desse órgão ou cair na corrente sanguínea e penetrar os glóbulos vermelhos do sangue
(hemácias).
Nesses
glóbulos, diferenciam-se em trofozoítos, adquirem inicialmente a forma de anel e sofrem novamente reprodução assexuada por esquizogonia, originando muitos outros indivíduos, denominados merozoítos. Ciclo de Vida
As
hemácias rompem-se e os merozoítos podem infestar outras hemácias, reproduzindo-se novamente por esquizogonia. Em
alguns casos, os merozoítos penetram outras hemácias e não se dividem, mas passam por um processo de diferenciação, dando origem a gametócitos, que ficam no interior das hemácias.
Ciclo de Vida
Ao
picar um indivíduo doente, o Anopheles suga hemácias normais e hemácias contendo os gametócitos, dando início ao ciclo do Plasmodium no corpo do inseto.
No estômago do mosquito, os gametócitos diferenciamse em gametas masculinos e femininos, havendo, a seguir, a fecundação.
Ciclo de Vida
O
zigoto originado fixa-se na parede do estômago formando um cisto, no interior do qual ocorre a