Professor
Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais que atingiu a Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI. É caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas. As bases desse pensamento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante e propunha o retorno às virtudes da antiguidade.
CARACTERISTICAS GERAIS
- Racionalidade
- Dignidade do ser humano
- Rigor cientifico
- Ideal Humanista
- Reutilização das artes greco-romana
ARQUITETURA
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
- Ordens Arquiterônicas
= Arcos de Volta-Perfeita
- Simplicidade na construção
- A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
- Construções: Palácios, igrejas, vilas e fortalezas.
O principal arquiteto renascentista foi Brunelleschi, que foi um exemplo de artista completo renascentistas, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de matemática e geometria. Foi como construtor que realizou seus trabalhos mais importantes, entre eles a cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi
PINTURA
-Perspectiva: Arte de figura no desenho ou pintura, as diversas distancias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os principios da matemática e da geometria.
- Uso do claro-escuro: Pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de constrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
- Realismo - O artista do renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de