Professor
No âmbito da disciplina de Ergonomia, foi-nos pedido para analisarmos um produto à nossa escolha. A primeira fase deste trabalho, consistia na escolha do produto, no qual nós optamos pela máquina de fotografar reflex canon EOS 1100 d. Já a segunda fase, tinha como objetivo identificar os problemas do design do produto.
Optamos pela maquina fotográfica Reflex Canon EOS 1100 d, porque encontramos vários desajustes no seu design, os quais dificultavam, no nosso entender, o seu uso. Identificámos quatro problemas nesta máquina:
Dificuldade de manuseamento e localização do botão indicador de modo flash
Formato do Botão de despreendimento da objectiva, não facilitando a remoção da mesma
Localização e formato do indicador dióptrico.
Formato do Botão de controlo rápido (para ver em LCD) / Gravação de video.
Palavras-Chave:
Facilidade; Ergonómico; Resistente; Visibilidade ; inter-operabilidade;
Introdução:
À medida que o tempo passa, os hábitos e as exigências das pessoas mudam. Aquilo que era aceite como normal para uma geração, pode tornar-se inaceitável para a outra, devido à evolução constante da sociedade. Cada vez mais, as pessoas reclamam e reivindicam por melhores condições de vida. Pode-se dizer que se exige, cada vez mais, soluções ergonômicas.
A existência de Designers com conhecimento em Ergonomia e Comunicação Visual podem ajudar e propor soluções aos desajustes de muitos produtos, em muitos casos, até antecipar-se a eles.
Isto pode ser confirmado ao observar e testar os produtos existentes no mercado, os quais possuem um grande apelo quanto aos aspetos tecnológicos, estéticos e formais, esquecendo, muitas vezes, que foram concebidos para ser utilizados por pessoas “comuns”, que procuram facilitar a própria vida e que não encaram produtos como um “brinquedo”.
Ao observar muitos desses produtos, fica claro que, ao serem projetados, não foi tido em conta que seriam utilizados por pessoas com as mais variadas formações e