Economia é Ciência
Origem da palavra “Economia”;
O termo economia vem do grego οικονομία (de οἶκος , translit. oikos, 'casa' + νόμος , translit. nomos, 'costume ou lei', ou também 'gerir, administrar': daí "regras da casa" ou "administração doméstica"
Consulta na Wikipédia a definição de “Economia” em várias línguas (Português, Inglês, Francês…), sendo que em qualquer língua se diz que a Economia é uma Ciência Social.
“A Economia (ciência económica), consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. É também a ciência social que estuda a atividade económica, através do desenvolvimento da teoria económica, e que tem na administração a sua aplicação.”
“Les sciences économiques, font partie des sciences humaines et sociales qui étudient l'allocation des ressources rares à des fins alternatives.”
”Economics is the social science that analyzes the production, distribution, and consumption of goods and services.”
Definições de alguns economistas:
Adam Smith – “Economics is a science of wealth”
Alfred Marshall – “Economics is the study of people in the ordinary business of life”
Lionel Robbins – “Economics is the science which studies human behavior as a relationship between ends and scarce means which have alternative uses”
Definição mais abrangente e consensual – Economia é a ciência que estuda a gestão mais eficiente da escassez dos recursos face às necessidades humanas ilimitadas.
Economia é uma Ciência?
Sim, mais especificamente uma Ciência Social.
Conceito de Ciências Sociais: “As ciências sociais reúnem todas as disciplinas científicas cujo objeto de estudo se relaciona com as atividades e o comportamento dos seres humanos em sociedade.”
Justificações para a nossa resposta:
- Porque é que é uma Ciência? A Economia cumpre todas as características que referimos na semana passada.
Slides da semana anterior:
As principais características da Ciência devem ser:
Observação (partir de algo em concreto);