a economia como ciencia
Ivan Targino*
Este texto tem como objetivo apresentar alguns conceitos básicos da ciência econômica. Serão tratados os seguintes itens: conhecimento científico; economia como ciência; evolução da ciência; modelos econômicos.
1.
Formas de conhecimento
Diante do universo e dos seus fenômenos, o homem sempre teve a curiosidade de entendê-los, de conhecê-los. Nesta busca, podem ser detectadas as seguintes formas de conhecimento: conhecimento vulgar, conhecimento teológico, conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
1.1 conhecimento vulgar: é aquele que resulta da experiência de pessoas ou de grupos de pessoas, sem obedecer a um procedimento sistemático. É também chamado de senso comum. Ex. Quando há nuvens “carregadas”, há a expectativa de que vá chover.
1.2 Conhecimento religioso: é o conhecimento que é derivado de uma revelação ou manifestação divina. É, portanto, um conhecimento que tem como característica fundamental a verdade, pois a manifestação da divindade é infalível, por definição.
1.3 Conhecimento filosófico: especulação da mente humana a respeito dos fenômenos humanos ou naturais. Ele é construído não a partir da experiência, mas do questionamento sobre o mundo e o homem. Busca o sentido geral do universo e da vida. 1.4 Conhecimento científico: conjunto de conhecimentos relacionados a uma determinada categoria de fatos ou fenômenos, obtidos de forma sistemática, obedecendo a um procedimento definido, de modo que ele possa ser confirmado. O que move o conhecimento científico é a dúvida. O que se conhece hoje pode não ser válido amanhã. Por exemplo, durante certo tempo aceitava-se que a menor parte divisível da matéria era a molécula. Depois se descobriu que era o átomo, etc.
2. Conhecimento científico
O conjunto de conhecimentos a respeito de uma determinada categoria de fatos ou fenômenos, obtidos de forma sistemática de acordo com um determinado procedimento ou método constitui uma