Relátorio Estágio TSB
Epidemiologia como instrumento de prevenção e gestão de doenças.Epidemiologia da Cárie Dentária
Embora tenha havido uma melhora na saúde bucal em várias regiões e em todas as camadas sociais, uma quantidade muito grande de pessoas ainda sofre de problemas odontológicos.
Juazeiro do Norte – Ceará, 2013
INTRODUÇÃO
A saúde é um bem vital para todo e qualquer ser humano. De fato, não há dúvida de que, independente da classe social, formação, raça ou mesmo nacionalidade, a saúde é uma das prioridades de todos os seres humanos e, portanto, preocupação inerente a toda sociedade. Com efeito, os problemas relacionados a esta área têm sido objeto constante de estudo do homem, direcionado tanto a evitar o surgimento como a prevenir a propagação das doenças, visando especialmente a promoção do bem estar do indivíduo e de toda a coletividade. Diante de tais constatações, percebe-se a importância de estudos que se destinem a analisar as causas e origem das doenças relacionadas Saúde Bucal.
OBJETIVO GERAL
O estudo pretende determinar a prevalência de cárie precoce na infância e fatores associados
OBJETIVO ESPECÍFICO
Denominar os fatores e apresentar uma ideia de solução.
Mesmo diante dos avanços, a cárie dentária ainda acomete grande parte da população brasileira, sendo considerada como problema de saúde pública.
A maior parte dos recursos materiais disponíveis para a Odontologia é gasta com a doença cárie dentária, no que diz respeito ao seu tratamento ou das suas sequelas, além do que leva ao absentismo no trabalho e na escola.
FATORES NA FORMAÇÃO DA CÁRIE (FEJERSKOV E MANJI, 1990):
“CLASSE SOCIAL”
EDUCAÇÃO
RENDA
O TSB PODE PARTICIPAR NA APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE CÁRIE DENTÁRIA
Colaborando nos estudos epidemiológicos como coordenador, monitor e anotador; Conhecendo: técnicas para a execução dos exames, coleta de dados,