Ação Ambiental
Nestlé & Coca-cola Reciclagem A Unilever tem uma visão muito focada em relação ao tratamento de resíduo, baseada em um sistema de 3 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Com um método de devolução de embalagens, um estudo de novas formas de reciclagem e com novas técnicas de processos de reciclagem.
Com o objetivo de minimizar o consumo de água a Nestlé possui um forte sistema de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para renovação de produtos e processos. Ela não se foca apenas na renovação de água, mas também na reutilização. As fábricas possuem estações de tratamento de água que é reaproveitada otimizando o uso da água em suas linhas de produção (reutilizando-a na lavagem das garrafas pet, dos engradados e até mesmo na limpeza do chão da fábrica) e na parte agricultura.
A reciclagem da Coca-cola se foca na renovação de materiais ao invés da água utilizada na fabricação do produto, usando apenas um tipo de maquina que ejeta menos água com mais pressão, para a limpeza dos produtos. Além das práticas rotineiras de reciclagem de materiais existem algumas atividades a mais que o normal, elas são de reciclagem de materiais interno da empresa, que por sua vez desenvolve diversos projetos externos de reciclagem de materiais como: alumínio, plástico, latas de aço, embalagens de tetrapak, papel, papelão, garrafas PET, rolhas, filmes, cartuchos, entre outros, que são processados e reutilizam como recursos que podem ter aplicação interna ou externa de projetos sociais.
Ganhos Ambientais
Essas empresas ligadas a Unilever conseguiram um aproveitamento de resíduos do processo produtivo e uma solução energética adotada pelas empresas, algumas fábricas começaram a utilizar cascas de cacau e borra de café, e com isso conseguem suprir até 24% de suas necessidades de energia térmica.
Começaram fazer a utilização de filtro de ar e circuito semi-abertos como torres de resfriamento, que visam a reutilização do ar conseguindo uma economia de água de 27%.