professor
Objetivos da aula
1) Entender o que é o tempo geológico e a sua divisão em "tempo antigo" e "tempo recente";
2) Conhecer a distribuição das grandes estruturas geológicas do território brasileiro;
3) Compreender que a estrutura geológica é a base de um território, pois corresponde à sua composição rochosa e está ligada ao surgimento de minérios metálicos;
4) Conhecer a distribuição dos minérios metálicos no território brasileiro e relacioná-los com o arcabouço geológico brasileiro.
O território brasileiro, de um modo geral, é constituído de estruturas geológicas muito antigas. e desgastada (erodida).
No território brasileiro encontramos apenas duas das três formas de estruuras geológicas: os escudos cristalinos (blocos cratônicos) e as bacias sedimentares. Não existem DOBRAMENTOS MODERNOS. Existem diferentes idades entre formas de estrutura geológicas existentes no território brasileiro .
a) "tempos antigos": Os "tempos antigos" abrangem o Pré-Cambriano (Era Arqueozóica e Era Proterozóica) NESSE TEMPO associam à configuração do arcabouço geológico BRASILEIRO que corresponde os terrenos originalizados com a gêneses das primeira rochas que formaram a superfície nas quais formaram os ESCUDOS CRISTALINOS brasileiros dos 36% que correspondente ao território brasileiro dessas formações datam ao pré-cambriano(arquezóica e proterozóico ) o que significa idade acima de 570 milhões de anos.
Era Arqueozóica: Dessa Era correspondem cerca de 32% do território brasileiro. Esses terrenos, os mais antigos do país, são constituídos por rochas magmáticas intrusivas ou internas (como o granito) e metamórficas (como o gnaisse) e formam o chamado Embasamento ou Complexo Cristalino Brasileiro.
Era Proterozóica: 4% são terrenos em que predominam as rochas metamórficas. Possuem grande importância econômica porque neles se localizam as principais jazidas de minerais metálicos do país. É o caso das jazidas de ferro do Quadrilátero