Professor
PANORAMA HISTÓRICO 10
Os pré-socráticos 10
O conceito de política para os gregos antigos 12
Os sofistas 13
A era de Sócrates 16
O período Ético ou Era Vulgar 19
Uma rápida visita à patrística 20
O período iluminista 23
FILOSOFIA E POLÍTICA 25
CORRENTES EDUCACIONAIS ESCOLHIDAS 29
Lendo Saviani 29
Lendo Libâneo 31
TEORIA EDUCACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA 34
A FILOSOFIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO 37
Introduzindo 37
As consciências 38
Saberes necessários à prática educativa 42
Do discurso à prática 43
CONCLUSÃO 46
REFERÊNCIA 48
INTRODUÇÃO
Muito se discute hoje sobre o papel da filosofia no ensino fundamental e médio e muitos argumentam que a filosofia tem um papel importante na construção do aluno como cidadão mais consciente das suas responsabilidades e de seus direitos. Porém, o discurso isolado pode levar a um descrédito desse papel da filosofia. E quando se tenta apresentar um aglomerado de conceitos filosóficos aos alunos sem que haja uma relação direta com seu cotidiano sócio-cultural a disciplina toma um caráter de “devaneio” e de “inutilidade” visto que esses alunos chegam ao mundo escolar com toda uma carga de pragmatismo e superficialidade do mundo de hoje.
Os valores na escola, na família e na comunidade estão mais intimamente ligados ao que a mídia insistentemente apresenta de forma acrítica, e esse bombardeio de conceitos frágeis e sem conteúdo impedem o aluno - na formação do seu caráter cidadão - de compreender o seu papel e valorizar suas ações junto ao seu grupo social e passa a fazer parte do imenso bloco de indivíduos sem participação efetiva na sua comunidade, como agente transformador das realidades e da efetiva participação política.
A filosofia com seu caráter crítico e de busca das fundamentações teóricas das realidades apresentadas ao homem, pode exercer uma função