O Sistema Just in Time
O que é Just in time?
É um modelo de gestão japonês adotado pelo mundo todo. O Just in time tem como proposta reorganizar o ambiente produtivo eliminando desperdícios, base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa enfatizando fatores como velocidade, qualidade e preço dos produtos.
Surgiu no Japão nos anos 50, foi desenvolvido pela Toyota Motor Company. Sendo um país pequeno e populoso, os japoneses queriam evitar grandes estoque em armazéns, surgiu com a necessidade de fabricar pequenos lotes com bons níveis de qualidade comparáveis aos padrões norte americanos.
Tornou-se mais que uma técnica de gestão da produção, incluindo também aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física do meio produtivo, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de RH.
O Just in Time tem como característica a produção a partir da procura, ou seja, produzir somente o necessário, na quantidade e no momento necessário. Este método ficou conhecido também como Kanban, que consiste na utilização de cartões autorizando a produção e movimentação de materiais durante o processo produtivo.
O conceito do Just in Time, se aplicado em todas as etapas do processo produtivo, não haverá estoques e espaços de armazenagem, eliminando custos com armazenamento e inventários. Contribuindo também com ganhos na produtividade e aumento da qualidade.
Tem o objetivo principal a busca pela melhoria contínua do processo produtivo, obtida e desenvolvida através da redução de estoques. Este sistema permite a continuidade do processo mesmo quando a problemas nos estágios anteriores a sua produção final. Promove a otimização do sistema de manufatura, desenvolvendo políticas, procedimentos e atitudes requeridos para der um fabricante responsável e competitivo. Para isso é necessária à definição e cumprimento de metas como:
Projetar a otimização dos processos
Boa interação com os clientes
Relação de confiabilidade com fornecedores
Compromisso