Professor
Ca2+ + 2 CH3(CH2)16COO- Ca2+ [CH3(CH2)16COO-]2
CaCO3 + H2O → CO2 + Ca(OH)2
CONCLUSÃO
A partir desta prática é possível concluir que a variação da concentração de sal na água determina a dureza desta. Assim, faz-se necessário à profissão de um engenheiro químico conhecer os procedimentos de determinação desta concentração e estar apto a realizá-los. De mesma maneira, o profissional desta área deve ter em mente maneiras de reverter a dureza da água, quando necessário através de reações químicas.
Também concluiu-se que uma água dura é prejudicial à indústrias, uma vez que o sal encontrado na água deposita-se nos encanamentos e tubulações, os obstruindo. Assim como, este tipo de água é desvantajosa quando se trabalha com sabão ou qualquer substância pertencente ao grupo denominado tenso ativos, uma vez que a água dura reage com o sabão diminuindo o seu potencial de espumar.
2) Segundo CONCLUSÃO
Com os dados obtidos sobre o experimento foi possível determinar a alcalinidade total das águas analisadas, em questão, o que nos permitiu a partir do desenvolvimento nos cálculos obter valores das concentrações de íons hidróxido, carbonato e bicarbonato presentes na água.
Comparando os resultados observa-se que ficaram dentro do previsto, uma vez que os valores obtidos foram de 425,34 mg/L quando utilizado o método visual de titulação e de 400,86 mg/L quando utilizado o método potenciométrico para a água alcalina, sendo que para este caso o esperado era que para este parâmetro estivesse com este alto valor, visto que as características da amostra em questão nos levam a isso. E para a água do ribeirão obtivemos um valor para a alcalinidade total de 30,6 mg/L quando utilizado o método visual e de 24,48 mg/L quando utilizado o potenciométrico , onde os valores deveriam estar entre 0 e 200mg/L.
Observou-se a diferença nos valores encontrados quando utilizados dois métodos de titulação diferentes, para o mesmo experimento, e