RESPONSABILIDADE SOCIAL
SOCIAL
Sumario
Histórico
Conceito
Legislação
Cases
Pontos observados
Debate
Histórico
A questão da responsabilidade social empresarial é tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelos empresários, em visão bastante simplificada, até a implementação de ações sociais no plano de negócios das companhias, em contexto abrangente e complexo.
A ideia da exposição de práticas de negócios a um número maior de interessados vem ocorrendo desde a Grande Depressão Americana dos anos 30. Porém, foi em 1899 que a primeira abordagem referente à responsabilidade social das grandes empresas surgiu.
O empresário A. Carnigie, como fundador do conglomerado U.S Stell
Corporation, aderiu às práticas de responsabilidade social através do princípio da caridade e da custódia, conforme Stoner
Conforme o autor explica, o princípio da caridade instituía uma obrigação aos mais abastados, no sentido de contribuir financeiramente com os menos favorecidos da sociedade, como idosos, desempregados e inválidos, por exemplo, enquanto o princípio da custódia instituía a ideia das empresas e ricos multiplicarem a riqueza da sociedade. Tanto o princípio da caridade, como o da custódia, eram considerados iniciativas assistencialistas e paternalistas, pois a obrigação restringia-se apenas a proprietários e administradores, e não propriamente as empresas
O que é Responsabilidade Social
Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa. Dividide-se em dois níveis:
Nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados.
O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
Características:
Plural
Distributiva