professor
Emile Durkheim e o fato social.
Fato social: é objetivo, exterior ao individuo e transmitido pela educação. Não somente existe fora do individuo, mas também se impõe a ele como forma de ser na sociedade.
O fato social constitui-se como imposição de valores, crenças, hábitos, normas e regras sociais constituídas independentemente da ocorrência e da vontade individual.
Para Durkheim, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que sua assimilação seja o principal índice de socialização das novas gerações.
Consciência coletiva: conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à media dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.
Solidariedade mecânica: caracteriza uma sociabilidade mais simples, marcada pela semelhança social entre os homens, que partilham uma consciência comum no que se refere aos modos de pensamento, crenças, etc. Solidariedade orgânica: é típica das sociedades mais complexas, em que a divisão do trabalho social é amplamente disseminada, diferenciando os indivíduos e grupos pelas suas funções sociais, tal como o corpo humano.
Função acadêmica: socialização das crianças pela internalização das normas, valores, comportamento, etc., reprodução cultural, e construções intelectuais. Função distributiva: educação passa a ter papel de seleção social, inclusive impactos como relação ao planejamento escolar.Função econômica: relação entre educação trabalho e desenvolvimento econômico,qual maior o grau de escolaridade, maior a produtividade do trabalhador. Função política: leva em conta o papel de alinhar e fortalecer a convivência social.
Educação intencional: Formal: escola e não formal: movimentos sociais,igrejas.
Educação não intencional: informal: influencia de ideias, valores e praticas.
Capitalismo é