Relatório química
NOMES:
PROFESSOR (A):
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
Introdução:
Na natureza a maioria das substâncias que conhecemos encontra-se misturadas umas as outras. Por isso, sentiu-se a necessidade de criar técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias contidas em nessas misturas. É considerada mistura a associação de duas ou mais sustâncias diferentes, sejam simples ou compostas, que não reagem entre si, ou seja, não ocorre reação química entre elas. As misturas podem ser classificadas em: homogêneas e heterogêneas, a depender das substancias nelas envolvidas.
A Mistura homogênea é uma mistura onde ao final do processo de união de substâncias, estas já não podem ser identificadas como no início. A aparência da mistura é uniforme a olho nu. Também são misturas que apresentam uma só fase.
Estas misturas também são conhecidas como solução, na qual podem apresentar-se sólidas, líquidas ou gasosas. Para se distinguir uma solução de uma substância pura, pode-se efetuar a medição em suas temperaturas de mudanças de estado. A solução apresentará variação de sua temperatura durante o processo de transição de estado, já a substância pura apresentará uma temperatura constante.
Objetivo:
Separar os componentes de misturas homogêneas
Materiais:
Balão de destilação
Proveta
Funil de vidro
Balão de fundo redondo
Termômetro
Becker
Tubo de ensaio
Reagentes:
Solução de NaCl
Nitrato de prata (AgNO3)
Experimentos:
1° Parte:
Inicialmente foi adicionado 3 pedras de ebulição ao balão de destilação, logo após adicionou-se 50 ml da solução de NaCl para dentro do balão com o auxilio de uma proveta medindo o volume. Em seguida transferiu-se os 50 ml de solução de NaCl para o balão de fundo redondo.
Após montado todo o sistema de destilação simples foi iniciado o aquecimento do sistema. Observando enquanto ocorre o aquecimento.
2° Parte:
Após a destilação foi feito um teste para